Efeito build-up: saiba como evitar o acúmulo de resíduos no cabelo

Lavagem correta e escolha de produtos com os ingredientes adequados ajudam a evitar esse problema.

Pré-shampoo protetor, shampoo, condicionador, leave-in, máscara, finalizador… Quantos produtos você utilizada para cuidar do seu cabelo? Sabemos que a sua intenção é que seus fios fiquem bonitos e saudáveis, porém, algumas vezes, o resultado de tudo isso não é assim tão positivo.

Com o uso contínuo ao longo do tempo, esses produtos podem deixar resíduos nos cabelos, principalmente os condicionadores, máscaras e leave-ins. Como consequência, as madeixas ficam com uma aparência opaca e pesada, e parece que nenhum tratamento capilar funciona.

Caso você esteja passando por isso, saiba que este problema tem nome: trata-se do efeito build-up, um acúmulo de resíduos que deixa o cabelo sem vida e que bloqueia a ação de novos tratamentos. Felizmente, esse inconveniente tem solução e pode ser evitado ao seguir algumas dicas.

Como identificar o efeito build-up
Além da aparência frágil e sem vida, o principal indicativo de que o cabelo está sofrendo com o efeito build-up é a sensação de que nenhum tratamento capilar (hidratação caseira, finalizadores, modeladores de cacho etc.) funciona.

Isso acontece porque os resíduos formam uma película em volta dos fios e impedem que outros produtos cumpram sua função, pois eles não conseguem penetrar na fibra capilar. Porém, antes de o cabelo chegar a esta fase, é possível perceber outros sinais de que o efeito build-up pode estar se instalando.

Um desses sinais é quando você começa a ter bad hair days com muita frequência. Claro que é normal acordar um dia ou outro com o cabelo terrível, principalmente se você está há dias sem lavar, não secou direito ou saiu de sua rotina de cuidados por qualquer motivo.

Porém, quando isso acontece quase todo dia, pode ser consequência do efeito build-up, que deixa o cabelo ressecado, cheio de frizz, sem brilho e sem movimento. Com isso, fica mesmo mais difícil ajeitar as madeixas para dar a elas um formato bonito.

Além disso, outro sinal bastante claro do efeito build-up é quando o couro cabeludo começa a coçar ou descamar logo depois de uma lavagem. Isso pode acontecer se você passar alguns dias sem lavar o cabelo, mas, quando esses problemas aparecem horas depois da higienização, você já pode ligar o alerta: parece que há resíduos demais na sua cabeça.

Como combater e evitar o acúmulo de resíduos
Se você identificou o efeito build-up nos seus cabelos, será preciso tomar algumas medidas para se livrar dele. Caso você não esteja sofrendo com isso (que bom!), essas mesmas recomendações também são dicas de como evitar o surgimento do problema.

1. Utilize um shampoo antirresíduos
A primeira dica para combater o efeito build-up é substituir o shampoo tradicional por um shampoo antirresíduos, que remove o excesso de produtos acumulados nos fios e no couro cabeludo.

Pode ser necessário usar esse shampoo algumas vezes caso o problema já esteja instalado. Não se esqueça de aplicar este produto somente no couro cabeludo, sem passá-lo diretamente nos fios, pois ele remove também a oleosidade natural.

Justamente por isso, ao utilizar o shampoo antirresíduos como forma de prevenção ao efeito build-up, é preciso ter cuidado para não deixar o cabelo ainda mais ressecado e fragilizado. Quem tem cabelo oleoso pode utilizá-lo uma vez por semana, mas quem tem cabelo seco deve usar no máximo uma vez a cada 15 dias.

2. Adote alguns cuidados com o shampoo e o condicionador
Não é apenas o shampoo antirresíduos que deve ser aplicado somente no couro cabeludo: na verdade, todo shampoo possui propriedades detergentes, que são capazes de remover a poeira, o suor e também o óleo que protege nossos fios, deixando-os mais ressecados.

Por isso, na hora da lavagem, utilize o shampoo somente na raiz dos cabelos, fazendo uma boa massagem no couro cabeludo.

Outro cuidado é com o uso do condicionador: diferente do shampoo, ele deve ser aplicado apenas no comprimento e nas pontas dos fios, também massageando bem. Depois de deixar agir por alguns minutos, enxágue bem todo o cabelo para garantir que o produto foi totalmente removido – essa dica também vale para as máscaras de hidratação.

3. Evite determinados tipos de produtos leave-in
Os produtos sem enxágue são grandes causadores do efeito build-up, principalmente os que contêm ingredientes conhecidos como petrolatos, como parafina líquida, óleo mineral, vaselina, isoparafina e dodecano. Esses componentes não são solúveis em água, por isso é mais difícil removê-los durante a lavagem, de forma que eles acabam se acumulando nos fios.

Por isso, sempre confira a composição desses produtos e dê preferência àqueles que são feitos à base de óleos vegetais, poliquartênio e silicones derivados do silício, não do petróleo, como ciclometicona e dimeticona.

4. Faça um cronograma capilar
Se as dicas acima não foram suficientes para recuperar seu cabelo do efeito build-up, o melhor a fazer é procurar um bom cabeleireiro para seguir um cronograma capilar. Dessa forma, você terá assistência profissional para remover os resíduos e devolver a saúde e a beleza aos seus fios.

Agora você já sabe: cuidar do cabelo é importante, mas muitos cuidados e o excesso de produtos podem acabar por danificá-lo. O equilíbrio é a palavra-chave para ter cabelos sempre bonitos e saudáveis.

Fonte: Dicas de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *